Já fez LIKE no TVI Notícias?

França expulsa primeiro grupo de ciganos

Relacionados

79 pessoas saem do país num voo para a Roménia esta quinta-feira ao abrigo de um programa de incentivo

O governo francês anunciou que iniciará na quinta-feira a expulsão dos primeiros 79 ciganos de um total de cerca de 700 em situação ilegal que deixarão o país até o final deste mês, segundo o ministro do Interior, Brice Hortefeux.

Os ciganos, que segundo o governo deixarão o país «por sua própria vontade», são de origem romena e serão repatriados para Bucareste num avião comercial fretado.

PUB

As 79 pessoas aceitaram receber a ajuda para retorno voluntário de 300 euros por adulto e 100 euros por criança concedida pelo governo francês.

O governo francês já pôs fim a 51 acampamentos ilegais de ciganos em pouco mais de duas semanas, anunciou na terça-feira o ministro do Interior, que tinha declarado no final de Julho que cerca de 300 áreas ocupadas de maneira clandestina seriam desmanteladas em três meses.

Segundo o ministro do Interior, além do voo fretado em 19 de Agosto, haverá outro no dia 26 e um terceiro previsto «no final de Setembro» que repatriará ciganos.

De acordo com o ministério da Imigração, 44 voos foram organizados em 2009 e 10 mil romenos e búlgaros retornaram aos seus países no ano passado.

O governo francês admite, no entanto, que os ciganos repatriados, de países membros da União Europeia, poderão regressar a França.

PUB

Relacionados

Últimas