Já fez LIKE no TVI Notícias?

O verdadeiro descobridor de Machu Picchu

Relacionados

Cidadela Inca foi descoberta 40 anos antes de o explorador americano Hiram Bingham a ter apresentado ao mundo em 1911. Mapa de 1874 prova que os créditos devem ser atribuídos ao alemão Augusto R. Berns

A celebre cidadela inca de Machu Picchu, no Peru, foi descoberta mais de 40 anos antes de o explorador norte-americano Hiram Bingham a ter apresentado ao mundo em 1911, revelaram quarta-feira investigadores de dois institutos franceses, refere a Lusa.

«Foi a descoberta de um mapa alemão, datado do século XIX, nos arquivos da Biblioteca Nacional de Lima» por Paolo Greer, que colocou os investigadores na pista certa, explicou, à agência France Presse, Alain Gioda, um historiador do clima do Instituto de Investigações para o Desenvolvimento.

PUB

Segundo os especialistas, que descobriram um mapa datado de 1874, Machu Piccu foi dado nessa época a um angariador alemão, Augusto R. Berns, proprietário de uma serração em Aguas Calientes, a cidade situada nos pés de Machu Picchu.

Berns terá assim sido o verdadeiro descobridor de Machu Picchu, a famosa cidadela que os conquistadores espanhóis nunca encontraram.

Até agora a descoberta de Machu Picchu era atribuída a Hiram Bingham, apesar de, no Peru, os agricultores locais conhecerem desde sempre a sua existência mas não o seu valor arqueológico.

PUB

Relacionados

Últimas