Já fez LIKE no TVI Notícias?

Rei Felipe VI tira o título de Duquesa de Palma à irmã Cristina

Relacionados

Decreto real publicado esta quinta-feira. Infanta está envolvida no caso Nóos, juntamente com o marido

Durante os últimos três anos, o rei de Espanha e o seu antecessor, Juan Carlos, pediram a Cristina que renunciasse aos seus direitos na sucessão do trono. A então Duquesa sempre se recusou, pelo que Felipe VI decidiu impor a sua vontade.

A notícia caiu como uma bomba em Espanha. O rei Felipe publicou um decreto real a informar que revogou o título de Duquesa de Palma de Maiorca que era usado pela sua irmã Cristina desde 1997.

Recorde-se que a Infanta Cristina está envolvida no caso de corrupção Nóos, organização sem fins lucrativos do marido, Iñaki Urdangarin, que terá servido para desviar grandes quantias de dinheiro dos cofres do Estado.

O TEXTO DO DECRETO (no original, em castelhano):

“Real Decreto 470/2015, de 11 de junio, por el que se revoca la atribución a Su Alteza Real la Infanta Doña Cristina de la facultad de usar el título de Duquesa de Palma de Mallorca.

De conformidad con lo dispuesto en el artículo 6 del Real Decreto 1368/1987, de 6 de noviembre, sobre régimen de títulos, tratamientos y honores de la Familia Real y de los Regentes, he resuelto revocar la atribución a Su Alteza Real la Infanta Doña Cristina de la facultad de usar el título de Duquesa de Palma de Mallorca, que le fue conferida mediante Real Decreto 1502/1997, de 26 de septiembre.

Así lo dispongo por el presente Real Decreto.

Dado en Madrid, el 11 de junio de 2015 Felipe, Rey El Presidente del Gobierno, Mariano Rajoy Brey”

PUB

Este é mais um passo na aplicação do novo código de conduta dos monarcas espanhóis, que tenta ultrapassar a crise institucional em que ficaram submersos após o escândalo "Nóos". Desde o ano passado, que a Casa do Rei havia decidido que a Família Real passaria a ser constituída apenas pelos descendentes diretos do Rei, as princesas Leonor e Sofia, e os anteriores monarcas, Juan Carlos e Sofia, eliminando as irmãs de Felipe, Elena e Cristina.

Segundo o El País, Felipe VI terá informado a irmã por telefone, antes da divulgação do decreto.

Fonte da Casa do Rei disse ao diário espanhol que “a decisão de renunciar aos direitos da sucessão [ao trono] continua a pertencer a Cristina”, que ocupa a sexta posição na linha.

 

PUB

Relacionados

Últimas