Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Crime do Facebook» chega a julgamento

Relacionados

Adolescente publicou comentários sobre vida sexual de casal amigo e estes contrataram menor de 14 anos para a matar

O homicídio de uma adolescente na Holanda, que ficou conhecido como o «crime do Facebook», chegou esta semana a julgamento. Em causa está a morte encomendada de uma jovem de 15 aos por ter colocado online comentários da vida sexual do casal suspeito do crime.

A acusação diz que um jovem matou uma rapariga de 15 anos, Joyce Winsei Hau, a pedido do casal também adolescente. O crime ocorreu em janeiro e o julgamento começou esta semana na cidade de Arnhem, com a presença do suposto autor, identificado como Jinhua K.

PUB

A acusação pediu a pena máxima para o jovem de 16 anos: um ano de detenção num centro para jovens e dois anos de liberdade condicional que podem ser ampliados para até sete.

A presença do casal de adolescentes, identificados como Polly e Wesley, prevista para esta semana, foi adiada após o pedido do advogado de defesa, que requereu um exame psicológico ao casal.

A pena de Jinhua deverá ser conhecida no dia 3 de setembro. Os julgamentos na Holanda envolvendo menores costumam ocorrer à porta fechada, no entanto, este é público. Os juízes argumentaram que é do interesse da sociedade conhecer os detalhes do caso.

Segundo conta a acusação, Polly W., de 16 anos, e Wesley C., de 18, estavam furiosos com Joyce, de 15 anos. As duas adolescentes eram amigas até ao momento em que a mais nova publicou comentários sobre a outra.

O casal contratou então outro menor, Jinhua K, com 14 anos, para matar a amiga. O jovem recebeu menos de 100 euros e foi a casa da vítima. Quando lá chegou, apunhalou-a, deixando-a gravemente ferida. Dias depois, a jovem morreu no hospital. O pai também ficou ferido no ataque, ao tentar defender a filha.

PUB

Relacionados

Últimas