Já fez LIKE no TVI Notícias?

Brown obrigado a publicar actas da invasão no Iraque

Relacionados

Justiça britânica decidiu que «interesse público» da divulgação era superior

A Justiça britânica ordenou esta terça-feira ao Governo que publique as actas das discussões durante as quais Tony Blair e os seus ministros tomaram a controversa decisão de participar na guerra no Iraque ao lado dos norte-americanos, noticia a Lusa.

O tribunal que fiscaliza o respeito pela liberdade de informação confirmou uma decisão que ordena a divulgação dos pormenores de duas reuniões realizadas nos dias 13 e 17 de Março de 2003, em que foi estudada a legalidade de uma intervenção militar no Iraque à luz do direito internacional.

PUB

«Decidimos que o interesse público em preservar a confidencialidade das actas de duas reuniões do Gabinete durante as quais os ministros decidiram enviar forças para uma acção militar no Iraque (¿) era menor do que o interesse público em revelá-las», concluiu o tribunal.

O governo de Gordon Brown tem 28 dias para recorrer da decisão junto do Supremo Tribunal. «Estudamos a nossa resposta», comentou um porta-voz de Downing Street.

O antigo primeiro-ministro Tony Blair foi severamente criticado, no país e no estrangeiro, por ter apoiado a decisão do presidente George Bush de invadir o Iraque sem a luz verde das Nações Unidas em 2003.

PUB

Relacionados

Últimas