Já fez LIKE no TVI Notícias?

Pedofilia: líder anglicano «arrependido» por críticas a católicos

Relacionados

Roman Williams disser que Igreja perdera «toda a credibilidade por causa de abusos

O Arcebispo de Canterbury, Roman Williams, chefe dos anglicanos, manifestou este sábado «profunda tristeza e arrependimento» após ter declarado que a Igreja Católica da Irlanda «perdeu toda a credibilidade», em consequência do escândalo de padres pedófilos, noticia a Lusa.

Numa mensagem dirigida a Monsenhor Diarmuid Martin, Arcebispo de Dublin e uma das mais importantes personalidades católicas da Irlanda, o Arcebispo de Canterbury desculpou-se pelas «dificuldades» que as suas declarações sobre a Igreja Católica da Irlanda «poderão criar».

PUB

O chefe dos anglicanos declarou estar longe das suas intenções «ofender ou criticar a Igreja da Irlanda», segundo um comunicado publicado este sábado por Diarmuid Martin.

Durante uma entrevista dada à «BBC», que deverá ser transmitida na segunda feira, o chefe da Igreja Anglicana considerou que se «uma instituição profundamente ancorada na vida de uma sociedade (¿) perde toda a credibilidade não é apenas um problema para a Igreja», mas para «todo a gente na Irlanda».

Uma parte da entrevista foi difundida este sábado pelo «Times», o que motivou a reacção do Arcebispo de Dublin, para o qual se tratou de comentários equivocados e «sem fundamento» que o deixaram «estupefacto».

«Os que defendem a renovação da Igreja Católica na Irlanda não deviam fazer estes comentários em pleno fim-de-semana de Páscoa», declarou Martin em comunicado.

Na origem da polémica estão notícias de como a Igreja Católica da Irlanda encobriu abusos sexuais de centenas de crianças por sacerdotes durante várias décadas.

PUB

Relacionados

Últimas