Já fez LIKE no TVI Notícias?

Vulcão: F16 da NATO sofrem danos em voos teste

Relacionados

Informação é avançada por fonte diplomática norte-americana

Vários caça-bombardeiros F-16 da NATO realizaram voos de teste em diferentes pontos da Europa e regressaram com danos nos motores provocados pelas cinzas vulcânicas, informou esta segunda-feira fonte diplomática norte-americana.

Os aviões militares registaram «cristalização» de minerais no interior dos motores, embora tenham conseguido aterrar sem problemas nas respectivas bases, acrescentou a fonte, que pediu anonimato.

PUB

De acordo com a Lusa, a fonte aliada recusou indicar a nacionalidade dos aparelhos, assim como a data ou zona onde realizaram os voos.

Já esta segunda-feira, perante o caos nos aeroportos do Mundo, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) criticou duramente os governos europeus pela gestão da crise provocada pela erupção do vulcão na Islândia e pediu mudanças no processo de tomada de decisões.

Intensidade da erupção está a diminuir

A intensidade da erupção e quantidade de cinzas expelidas pelo vulcão islandês Eyjafjöll têm estado a diminuir, afirmou, esta segunda-feira, uma geofísica islandesa. «Actualmente, a erupção diminuiu de forma notória», afirmou Bryndis Brandsdottir, sismóloga no departamento de geofísica da Universidade da Islândia.

PUB

Entretanto, as autoridades ferroviárias espanholas estão a estudar o pedido de reforço de serviços feito por Portugal para os serviços internacionais.

Só esta segunda-feira foram cancelados, pelo menos, 276 voos nos aeroportos portugueses.

Ao fim de dois dias de viagem Cavaco Silva aterrou, finalmente, às 20:24 de domingo no aeroporto de Figo Maduro, mas não falou aos jornalistas.

PUB

Relacionados

Últimas