Já fez LIKE no TVI Notícias?

Vulcão: Governos europeus sob fortes críticas

Relacionados

Associação Internacional de Transporte Aéreo diz que a crise não foi gerida da melhor forma

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) criticou, esta segunda-feira, duramente os governos europeus pela gestão da crise provocada pela erupção do vulcão na Islândia e pediu mudanças no processo de tomada de decisões.

«Nós já fomos suficientemente longe nesta crise para expressar o nosso descontentamento em relação às decisões tomadas pelos governos, que não analisaram os riscos, e denotaram uma falta de coordenação e liderança», disse o director geral da IATA, Giobanni Bisignani.

PUB

O responsável pela IATA recordou que as limitações ao tráfego aéreo criaram uma «caos sem precedentes», com perdas de receitas para a aviação na ordem dos 200 milhões de dólares por dia (cerca de 148 milhões de euros), enquanto que a «economia europeia regista também milhões de euros em prejuízos».

Polémica entre companhias aéreas e Governo alemão

A polémica entre as companhias de aviação e as autoridades alemãs em torno do encerramento do espaço aéreo agudizou-se esta segunda-feira. O chefe da Lufthansa, Wolfgang Mayerhuber, considerou a decisão «injustificada», atacando directamente o ministro dos Transportes.

Em declarações à televisão pública ZDF, Mayerhuber alegou que várias transportadoras, incluindo a Lufthansa, fizeram voos de teste e chegaram à conclusão que a nuvem vulcânica oriunda da Islândia se diluiu entretanto na estratosfera, «e já não representa qualquer perigo» para os reactores das aeronaves.

O gestor garantiu que a Lufthansa «nunca irá correr riscos», mas afirmou que considera possível reatar o tráfego aéreo na Europa, «talvez com algumas limitações».

PUB

Relacionados

Últimas