Já fez LIKE no TVI Notícias?

Rússia liberta jornalista que era acusado de tráfico de droga depois de onda de protestos

Ivan Golunov, um importante jornalista de investigação na Rússia, conhecido por fazer reportagens sobre corrupção, foi detido sob acusação de tráfico de droga. A prisão de Golunov deu início a uma onda de solidariedade dos jornalistas russos, que afirmam que as provas contra o colega foram fabricadas

As autoridades russas retiraram a queixa contra o jornalista de investigação Ivan Golunov, depois de uma onda de solidariedade da classe jornalística que apanhou o país de Vladimir Putin de surpresa.

O ministro da Administração Interna russo, Vladimir Kolokoltsev, disse que o caso foi encerrado por falta de provas. O governante anunciou ainda que Ivan Golunov será libertado da prisão domiciliária esta terça-feira.

PUB

De acordo com os resultados dos exames biológicos, exames forenses, impressões digitais e testes de DNA, foi tomada a decisão de encerrar o processo criminal do cidadão Ivan Golunov devido à falta de provas da sua participação no crime", explicou o ministro.

Golunov, um importante jornalista de investigação na Rússia, conhecido por fazer reportagens sobre corrupção, foi detido na quinta-feira, em Moscovo, sob acusação de tráfico de droga.

A prisão de Golunov deu início a uma onda de solidariedade dos jornalistas russos, que afirmam que as provas contra o colega foram fabricadas.

No fim de semana, os jornalistas juntaram-se numa manifestação, para exigir a libertação de Golunov, e colaram cartazes no exterior do Ministério da Administração Interna.

Através de um comunicado, divulgado depois do anúncio do governo russo, os jornalistas mostraram-se "contentes por as autoridades russas terem ouvido a sociedade".

Este é o resultado de uma campanha internacional sem precedentes de solidariedade jornalística e cívica. Juntos fizemos uma coisa incrível: parámos a acusação de um homem inocente", referiram.

PUB

Últimas