Já fez LIKE no TVI Notícias?

Tsunami: ilhas do Pacífico em alerta

Relacionados

Mas regiões costeiras do Japão e Rússia já estão fora de perigo

O Centro de Alerta para Tsunamis do Pacífico, no Havai, mantém o alerta de tsunami nas regiões costeiras da Rússia, Japão, Taiwan, Guam e nas ilhas Marcus, Wake, Midway, Marianas e Marshall.

Em estado de observação da situação estão áreas das Filipinas, Indonésia, Nauru, Papua Nova-Guiné, Tuvalu e Vietname, bem como outros arquipélagos da região.

PUB

Entretanto, a agência meteorológica do Japão cancelou o alerta de tsunami emitido esta quarta-feira após um sismo forte registado ao largo das ilhas Curilhas, mas pediu cautela às populações do norte do arquipélago.

O alerta de tsunami tinha sido declarado pouco depois de se ter regista do um sismo ao largo das ilhas Curilhas, às 11:14 (hora de Lisboa), com uma magnitude de 8,1 na escala de Richter, segundo informações preliminares.

Pequenas ondas com um máximo de 40 centímetros atingiram a costa leste da ilha setentrional de Hokkaido, nomeadamente a pequena cidade de Nemuro, mas sem provocar danos, segundo um porta-voz da agência meteorológica japonesa.

As autoridades russas também anunciaram que está afastado o perigo de as ilhas Curilhas serem atingidas por ondas gigantes geradas pelo sismo.

Segundo a agência sismológica norte-americana, o primeiro sismo foi seguido de pelo menos seis réplicas, no espaço de pouco mais de uma hora, com magni tudes entre 5,3 e 6,5 na escala de Richter.

PUB

Relacionados

Últimas