Já fez LIKE no TVI Notícias?

Governo australiano quer estratégia de saída do Afeganistão

Relacionados

Mais do que um calendário, Julia Gillard defende que devem ser clarificados os níveis de empenho que a comunidade internacional manterá com o país

A chefe do Governo australiano, Julia Gillard manifestou-se, esta quinta-feira, esperançada que a cimeira da NATO em Lisboa permita concluir uma estratégia de transição para o Afeganistão que passe por acordos sobre a cooperação futura com o país. Gillard falava aos jornalistas, antes de sair de Camberra a caminho de Lisboa, onde estará acompanhada do ministro da Defesa, Stephen Smith.

Fontes governamentais australianas admitem que a missão de Camberra - a maior de um não-membro da NATO integrada na ISAF - poderá ser reforçada até 2014, para compensar eventuais reduções de outros contingentes. Apesar dessa possibilidade, Gillard insiste que é necessário uma «estratégica credível» para a transição da segurança no Afeganistão até 2014.

PUB

«Se os líderes em Lisboa endossarem essa decisão, então comandantes no terreno que estão a trabalhar com o Governo afegão podem fazer o planeamento sobre o onde e como da transição», frisou.

«Tem havido dias difíceis, mas estamos encorajados. A Austrália concluirá a sua missão (no país)», insistiu.

Mais do que o calendário de transição, porém, Gillard defende que devem ser clarificados os níveis de empenho que a comunidade internacional manterá com o Afeganistão.

Em termos gerais Gillard considera a cimeira de Lisboa importante para fortalecer o relacionamento da Austrália com a NATO, outros parceiros da ISAF e a comunidade internacional em geral.

PUB

Relacionados

Últimas