Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sócrates: cimeira da NATO é «um marco histórico»

Relacionados

O primeiro-ministro destacou, num encontro com jovens, o conceito estratégico de Lisboa na cena internacional e falou das relações com a Rússia e o Afeganistão

O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou esta quinta-feira que a próxima cimeira da NATO será um «marco histórico» para a Aliança, porque aprovará o «conceito estratégico de Lisboa».

Para o líder do executivo português, a Cimeira da NATO, que na sexta-feira começa em Lisboa, representa a «centralidade do prestígio que Portugal tem na cena internacional», cita a agência Lusa.

PUB

«Esta cimeira vai ser sem dúvida um marco na história da NATO, porque, em primeiro lugar, aprovará um novo conceito estratégico da Aliança e, depois, porque incluirá um conselho NATO/Rússia, consagrando uma relação de parceria», disse José Sócrates na abertura do Encontro de Jovens Atlantistas, no Parque das Nações, num discurso feito em português.

Afeganistão: a fase de transição

Para Sócrates, esta cimeira será ainda histórica «porque será palco de decisões muito importantes no desenvolvimento da operação em curso no Afeganistão».

Para o primeiro-ministro, a Cimeira da NATO representará um «passo importante» no processo de transição gradual de responsabilidades para as autoridades afegãs.

Na perspectiva do primeiro-ministro, a operação em curso no Afeganistão constitui, «sem dúvida, a mais complexa e delicada das operações em que a NATO esteve até agora envolvida».

De acordo com Sócrates, na cimeira da capital portuguesa, não só serão tomadas decisões sobre o desenvolvimento da transição no Afeganistão, como se lançarão «as bases de uma parceria de longo prazo entre a NATO e o Afeganistão, como instrumento de apoio à estabilidade e prosperidade daquela região».

PUB

Relacionados

Últimas