Já fez LIKE no TVI Notícias?

Síria: bloguer sequestrada por opinar sobre país

Relacionados

Amina Abdallah publicava no blogue textos sobre a repressão sentida actualmente na Síria e descrevia a vida de «Uma Rapariga Lésbica em Damasco»

Uma internauta responsável por um blogue onde escrevia as suas opiniões sobre o sistema político da Síria e de como é ser lésbica no país foi sequestrada por um grupo de homens armados, na cidade de Damasco, na segunda-feira.

A internauta Amina Abdallah, ou Amina Arraf (nome com que assina os textos que escreve no blogue >«A Girl Gay in Damasco»Amina, com dupla nacionalidade, síria e americana, terá sido abordada por três homens, que a sequestraram, quando se ia encontrar com um amigo em Damasco que estava envolvido nos protestos que se têm verificado no país para tentar que o regime de Bashar al-Assad seja reprimido.

PUB

«Amina foi surpreendida por homens armados», relata Rania Ismail, uma prima, no blogue, de acordo com uma testemunha. «Amina bateu num dos homens e disse ao amigo que estava com ela para ir chamar o seu pai. Um dos homens colocou a mãos na boca de Amina e empurrou-a para dentro de um Dacia Logan vermelho com um autocolante de Basel Assad na janela, irmão do presidente Bashar al-Assad que se preparava para assumir a presidência quando morreu num acidente de carro em 1994», descreve.

Como movimento de apoio e protesto foram criadas várias páginas nas redes sociais Facebook, que já conta com cerca de quatro mil apoiantes, e no Twitter onde as mensagens são classificadas com #FreeAmina e onde é pedida a libertação de Amina Arraf.

Rania Ismail escreveu ainda no blogue: «Não sabemos quem a levou, por isso não sei a quem pedir para a procurar. É difícil pedir ajuda já que existem 18 forças de segurança diferentes, vários departamentos de polícias, assim como milícias e gangues. É possível que tenham forçado a deportação de Amina».

PUB

«Se eles a quisessem matar já o teriam feito e nós acreditamos que isso não tenha acontecido», lê-se ainda.

Última publicação de Amina foi o poema «Bird Songs»

O que Amina Arraf escrevia no blogue reflectia a sua desaprovação perante a repressão do Governo sírio, sendo que as últimas palavras pertencem ao poema «Bird Songs» ou «Som dos pássaros», que escreveu com o tema liberdade e o direito.

Grupos de direitos humanos referem que mais de 10 mil pessoas foram detidas pelas autoridades desde que os protestos começaram em meados de Março, onde se incluem mulheres e crianças vítimas de maus-tratos e tortura pelas mãos dos serviços de segurança, como medida do regime para pôr fim do Governo de mais de 40 anos de Assad.

Numa entrevista ao «The Guardian», Amina terá sido apelidada de «improvável heroína da revolta num país conservador», o que fez com que fosse seguida por cerca de 1200 pessoas de todo o mundo no seu blogue.

Amina estava a escrever um livro onde caracterizava a oposição síria como um movimento de protesto contra a repressão do Governo.

PUB

Relacionados

Últimas