Já fez LIKE no TVI Notícias?

Tropas de Khadafi controlam ainda parte de Trípoli

Tanques abandonam complexo de Khadafi. Dois filhos do coronel foram detidos, mas deste não há sinal

Notícia actualizada às 8h45

Foram vistos vários tanques a abandonar o complexo residencial de Muammar Khadafi onde se travam violentos combates, numa altura em que as forças leais ao coronel controlam ainda 15 a 20 por cento de Trípoli, disse fonte dos rebeldes à televisão Al Jazeera, esta segunda-feira.

PUB

Vários combates estão também a ser travados no sul da capital e cerca das 06:30 locais (05:30 em Lisboa) eram ouvidos tiros junto ao hotel Rixos, onde está alojada a imprensa internacional, de acordo com o repórter da AFP em Tripoli.

Em apenas 24 horas, a coluna de guerrilheiros rebeldes conseguiu atingir o coração da capital. Durante a noite, os festejos na Green Square (Praça Verde) encheram o espaço, símbolo do regime de Khadafi. O local passou agora a chamar-se Praça dos Mártires. Em Benghazi, milhares saíram à rua para celebrar a entrada na capital.

Os rebeldes líbios atacaram no domingo a sede de uma unidade de elite do exército de Kadhafi e aproveitaram as armas que aí encontraram para lançarem uma ofensiva contra a capital.

Numa estrada a caminho de Tripoli, os rebeldes líbios conseguiram assumir o controlo de uma unidade do exército das forças fiéis a Muammar Khadhafi que estava construída como uma fortaleza, cercada por uma floresta de eucaliptos e com um muro de 20 metros de espessura, designada Khamis, nome do filho mais novo do líder líbio.

PUB

«Estas armas são como um dom de Deus para a última etapa antes da chegada a Tripoli», afirmaram os rebeldes, que festejaram a conquista disparando tiros para o ar enquanto diziam «Deus é grande», segundo a AFP.

Esta noite, o representante do Conselho de Transição avançou em entrevista à Al Jazeera, que um dos filhos de Khadafi, Saif Al-Islam tinha sido capturado. E, de acordo com a Reuters, outro dos filhos de Khadafi, Mohammed Al-Khadafi entregou-se aos rebeldes.

Algumas horas depois, numa entrevista à Al Jazeera, Mohammed admitiu que tinha sido detido e estava em «prisão domiciliária». Segundo a Reuters, a entrevista foi interrompida quando este afirmou que a sua casa tinha acabado de ser cercada por homens armados.

Quanto ao líder líbio, ninguém sabe do seu paradeiro. Durante a madrugada, Khadafi fez vários apelos ao povo, através da televisão, para que «salvassem Trípoli», mas o povo saiu para festejar e não lutar.

PUB

Em Benghazi, o bastião dos rebeldes, milhares sairam às ruas para festejar e gritar «Deus é grande».

Khadafi ainda não se rendeu e o fim do regime ainda não é oficial, mas pelo desenrolar dos acontecimentos, o anúncio do fim pode acontecer nas próximas horas.

O secretário-geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, perante os desenvolvimentos deste domingo já veio apelar para que a transição de poder «seja pacífica e imediata». Garantindo que a Aliança Atlântica está disposta a «ajudar» o Conselho de Transição a atingir esse objectivo.

PUB

Últimas