Já fez LIKE no TVI Notícias?

ETA: «Importância da cooperação»

Governo espanhol reitera forte ligação com autoridades portuguesas

A vice-presidente do Governo espanhol reiterou esta sexta-feira que a cooperação entre Espanha e Portugal continuará a ser mantida no combate à ETA, escusando-se a comentar alargadamente a detenção na quinta-feira de um alegado membro da organização em Lisboa, escreve a Lusa.

«Podem ter a máxima tranquilidade e segurança que por parte do Ministério do Interior e das forças de segurança se tomarão todas as medidas de vigilância, perseguição e controlo de todas as pessoas que possam pertencer à ETA», afirmou De la Vega aos jornalistas.

PUB

ETA: o mesmo advogado

Em declarações depois da reunião de Conselho de Ministros, De la Vega recusou comentar alargadamente pormenores da detenção em Lisboa de Andoni Zengotitabengoa, afirmando que «todas as questões que afectam assuntos em investigação judicial e policial requerem a mesma discrição».

Ao mesmo tempo recusou fazer comentários mais alargados sobre o facto de Andoni Zengotitabengoa ter sido detido quando pretendia viajar para a Venezuela.

Nos últimos dias tem havido intensa polémica em Espanha depois de um auto do juiz Eloy Velasco, da Audiência Nacional em Madrid, que referia indícios de cooperação do Governo venezuelano com a ETA e as FARC.

Esse auto suscitou intensa polémica diplomática entre o Governo espanhol e o Governo venezuelano, tendo Moncloa pedido informações a Caracas, o que levou a duras críticas do presidente venezuelano, Hugo Chávez.

PUB

Últimas