Já fez LIKE no TVI Notícias?

Três etarras condenados a mais de mil anos de prisão

Relacionados

Ataque ao aeroporto de Barajas, em Madrid, causou a morte de dois cidadãos equatorianos, no final de 2006

Mattin Sarasola, Igor Portu e Mikel San Sebastián foram condenados a 1040 anos de prisão cada um depois de terem sido considerados culpados do atentado contra o Terminal 4 (T4) do aeroporto de Barajas, em Madrid, a 30 de Dezembro de 2006. No ataque morreram dois cidadãos do Equador.

Segundo a edição electrónica do jornal «El País», os três homens, que pertencerão ao grupo separatista basco ETA, foram condenados pela Audiência Nacional pelas mortes de Diego Armando Estacio e Carlos Alonso Palate, o que lhes valeu uma pena de prisão de 30 anos.

PUB

Contudo, a esta pena acresceram as dos 48 crimes de tentativa de assassinato por terrorismo, cada um deles castigado com 20 anos de cadeia. Nestas contas há ainda a acrescentar mais 20 anos a cada pena pelos danos materiais causados.

Os três etarras terão ainda de pagar uma indemnização de 700 mil euros à família de uma das vítimas mortais e meio milhão de euros à do outro.

Os três indivíduos vão voltar a sentar-se no banco dos réus na próxima semana. Em causa está a acusação de terem colocado um carro armadilhado numa zona comercial da capital espanhola, em 2007. Neste caso, também responderá outro suspeito, Elurra Joseba Iturbide.

PUB

Relacionados

Últimas