Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Parecia um tremor de terra»

Relatos impressionantes do choque de comboios no metro de Washington. Pelo menos nove pessoas morreram

O choque entre duas composições do metro de Washington fez, esta segunda-feira, pelo menos nove mortos e 70 feridos. As causas do acidente estão ainda por apurar, mas começa a falar-se em erro humano ou em falha na sinalização. Sabe-se apenas que havia uma composição parada na linha quando outro comboio chocou com ela. O acidente aconteceu por volta das 17h00, em plena hora de ponta.

Os relatos do cenário provocado pelo acidente são impressionantes. Uma das passageiras que estava na composição em movimento descreve a situação como «algo que nunca tinha sentido». «Foi como se batêssemos numa parede de cimento», contou Jasmine Gars, ainda na segunda-feira à noite, no «Larry King Live».

PUB

«Parecia um tremor de terra», descreveu outra passageira, citada pela CNN.

Adrian Fenty, mayor de Washington, contou no «Larry King Live», da CNN, que «cerca de 75 por cento de uma das carruagens ficou comprimida». O responsável dizia, ainda na segunda-feira, que podia haver corpos dentro dessa carruagem. «Ainda não conseguimos cortar a carruagem e ver se há corpos lá dentro», lamentava.

«A frente do comboio simplesmente abriu-se»

O «Washington Post» (WP) relata também um cenário de destruição e sangue. «O mais incrível é que o chão da carruagem desapareceu. Os passageiros conseguiam olhar para baixo e ver o telhado de metal da outra composição», contam os repórteres.

«A frente do comboio simplesmente abriu-se», conta ao WP uma passageira que ia na composição que embateu na que estava parada.

Washington: dois comboios do metro chocam

«O chão ficou esmagado. Foi levantado. Vi os destroços a voar na minha direcção e eu estava completamente engasgada com o fumo», conta outra passageira.

PUB

Pior acidente da história do Metro de Washington

As causas do acidente estão ainda por apurar, embora se comece já a falar de erro humano ou de uma falha de sinalização. O WP conta, com base no relato de testemunhas, que o maquinista do segundo comboio, o que estava em movimento, avisou os passageiros, pelo intercomunicador, que iam parar um pouco, porque havia outro comboio na linha. Mas a composição começou a mover-se de novo e, em pouco tempo, estava já a circular com uma velocidade moderada. Depois, sem haver sequer sinais de travagem ou aviso, deu-se o choque com a outra composição. O acidente é classificado como o pior da história do Metro de Washington, em 33 anos de existência.

De acordo com a CNN, as autoridades, incluindo o FBI, estão no local a investigar o acidente. Uma responsável do Nationtal Transportation Safty Board (NSTB) descreve o cenário como «uma autêntica devastação» e diz que ainda não foi possível encontrar os dispositivos que gravam a velocidade e outros dados sobre a circulação. Esses aparelhos podem fornecer informações importantes sobre o que aconteceu.

O presidente Barack Obama emitiu, entretanto, um comunicado, onde diz que ele e a primeira-dama estão «profundamente tristes com o acidente». Obama agradece também aos cidadãos «que acorreram imediatamente ao local e salvaram vidas».

PUB

Últimas