Já fez LIKE no TVI Notícias?

Nova Zelândia: resgate dos corpos dos mineiros pode levar meses

Os níveis de toxicidade no interior da mina impedem a entrada das equipas de resgate. O país está, esta quinta-feira, de luto

A Nova Zelândia decretou um dia de luto nacional, esta quinta-feira, em memória dos 29 mineiros mortos. Os líderes políticos e a própria empresa comprometeram-se a recuperar os corpos dos desaparecidos. No entanto, as autoridades já vieram dizer que o resgate dos corpos pode levar semanas ou meses, noticia a agência «Associated Press».

Desde a década de 60 que a Nova Zelândia não tinha um acidente com minas tão grave. As bandeiras estão a meia-haste em toda a Nova Zelândia nesta quinta-feira, e foram realizadas missas especiais pela alma das vítimas. No parlamento os deputados vestiram-se de preto e cantaram o hino. E até uma outra empresa mineira, a Solid Energy, suspendeu as operações em duas minas subterrâneas em sinal de respeito.

PUB

O primeiro-ministro tem estado junto das famílias dos mineiros e garantiu que o governo da Nova Zelândia está «profundamente empenhado» na gestão de uma comissão de inquérito para saber o que aconteceu na mina.

Uma equipa de resgate estava prestes a entrar na mina, na quarta-feira, pela primeira vez pouco antes da segunda explosão. As equipas de resgate foram impedidas de entrar na mina por causa dos elevados níveis de metano, potencialmente explosivo e outros gases tóxicos responsáveis pelas duas enormes explosões no interior da mina de carvão Pike Rio. O metano é um gás derivado do carvão. Uma fogueira na mina terá sido suficiente para produzir esses gases tóxicos e servir como fonte de ignição.

Especialistas alertam que a expulsão do oxigénio da mina pode gerar uma explosão ainda maior. Uma das opções é usar a bomba de gás inerte dentro da mina e por aí retirar o oxigénio.

PUB

Últimas