Já fez LIKE no TVI Notícias?

Acidente transformou o Chile, diz presidente

Relacionados

Presidente garantiu que haverá reforma na legislação laboral do país para evitar acidentes em minas

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, garantiu este sábado que haverá uma profunda reforma na legislação laboral do país para evitar acidentes em minas, na sequência do resgate de 33 mineiros que ficaram soterrados durante dois meses.

«Desenhámos uma profunda reforma na nossa legislação laboral para melhor garantir a vida, a integridade, a segurança, a saúde e a dignidade de nossos trabalhadores», disse Piñera em conferência de imprensa, no aeroporto de Lisboa, onde aguardava um voo para Londres.

PUB

« Ninguém pode assegurar que nunca mais vai ocorrer um acidente, mas eu posso assegurar que nunca mais uma mina vai trabalhar em condições tão pouco seguras como na mina San José, onde ocorreu o acidente», referiu ainda o presidente Sebastián Piñera, que esteve acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado.

O presidente chileno exortou ainda os trabalhadores e empresários do Chile para que juntos aperfeiçoem a legislação em matéria de segurança laboral, aproximando-a dos níveis estabelecidos pelos países da OCDE.

Sebastián Piñera disse que o acidente, além de transformar a vida dos mineiros, também transformou o Chile, já que o país está «mais unido, mais forte», sendo «mais respeitado, mais valorizado».

O presidente chileno disse que recebeu «sem complexos» a ajuda dos outros países no resgate dos mineiros da mina de San José e agradeceu aos países envolvidos nas operações, como os Estados Unidos, o Canadá e a Austrália.

Numa declaração aos jornalistas, Piñera desejou ainda a Portugal «muita força e coragem» nestes tempos difíceis que a economia europeia atravessa.

«Conhecendo o carácter e o espírito dos portugueses, de empreendimento, de descobrimento, estou seguro de que saberão navegar igual ou melhor do que os navegadores nestes tempos de dificuldades», referiu.

Sebastián Piñera está na Europa para visitas oficiais ao Reino Unido, França e Alemanha.

PUB

Relacionados

Últimas