Já fez LIKE no TVI Notícias?

Aguarelas de Hitler alteradas por artistas britânicos foram vendidas

Relacionados

Os irmãos Chapman trabalharam por cima das obras, juntando-lhe soldados mortos, pontes destruídas, arco-íris e formas geométricas coloridas

Onze aguarelas pintadas por Adolf Hitler e alteradas pelos artistas plásticos britânicos Jake e Dinos Chapman, foram vendidas na Feira Internacional de Arte Contemporânea de Paris (FIAC) por 815 mil euros e estão a causar polémica.

Expostas na 35ª edição da FIAC na capital francesa, através da Galeria inglesa White Cube, as aguarelas de paisagens pintadas por Adolf Hitler entre 1914 e 1918 tinham sido adquiridas pelos artistas britânicos num leilão.

PUB

Os irmãos Chapman trabalharam por cima das obras de Hitler, juntando-lhe soldados mortos, pontes destruídas, arco-íris e formas geométricas coloridas, vendendo os 11 desenhos num lote intitulado «March of the Banal» (Marcha do Banal) a coleccionadores privados de arte contemporânea.

A galeria escusou-se a revelar tanto a identidade dos compradores, avançando apenas que estão sedeados na Europa, e também onde e quando os artistas compraram as aguarelas de Hitler, e quem as autenticou.

O Führer pintou centenas de aguarelas durante a sua juventude porque sonhava tornar-se artista, e chegou a fazer vários trabalhos de pintura de vitrinas para lojas.

PUB

Relacionados

Últimas