Já fez LIKE no TVI Notícias?

FARC: Sarkozy envia «missão humanitária» à Colômbia

Relacionados

Presidente francês reitera pedido de libertação de Ingrid Betancourt

O presidente Nicolas Sarkozy telefonou esta terça-feira ao seu homólogo Álvaro Uribe e decidiu enviar «sem demora» uma missão humanitária para contactar com a guerrilha colombiana que retém a refém franco-colombiana Ingrid Betancourt, anunciou o Eliseu, citado pela agência Lusa.

Durante o telefonema, por «iniciativa» de Sarkozy, este último «transmitiu (a Uribe) a sua extrema inquietação face às informações relativas ao estado de saúde de Ingrid Betancourt que parece hoje em perigo de morte iminente», segundo um comunicado da Presidência francesa.

PUB

«Comunicou-lhe a sua intenção de enviar sem demora uma missão humanitária para o local a fim de contactar com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e aceder à nossa compatriota. Ele pediu ao presidente colombiano para suspender todas as operações militares a fim de garantir a segurança e o sucesso desta missão», prossegue o texto.

«Munido das garantias recebidas, o presidente da República reitera o seu apelo às FARC para libertarem Ingrid Betancourt», conclui um comunicado.

Enquanto isto, o presidente da Colômbia disse hoje em Bogotá ter concordado com o pedido francês para deixar uma missão internacional tentar encontrar-se com os reféns em poder dos guerrilheiros de esquerda.

Uribe precisou que a missão vai tentar «proteger o estado de saúde dos reféns das FARC que se tem vindo a agravar».

O presidente colombiano disse que Sarkozy lhe telefonou durante o dia, sem dar mais pormenores.

Logo que os militares colombianos tiverem as coordenadas de qualquer reunião entre a missão e os rebeldes, suspenderão temporariamente as operações militares na zona, afirmou Uribe.

PUB

Relacionados

Últimas