Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sérvia: ultranacionalista vence eleições

Relacionados

Nikolic consegue mais votos do que o actual líder, Borís Tadic, e vai à segunda volta

Ainda que não tenha conseguido os 50% dos votos para vencer as eleições logo na primeira volta, Tomislav Nikolic ficou à frente de todos os outros candidatos nas presidenciais deste domingo, tendo obtido 39,5%.

Trata-se de um sinal claro tendo em vista a segunda volta, que se realiza a 3 de Fevereiro, com o Partido Radical, assumidamente pró-Rússia e anti-europeu, a garantir um nível de votação muito elevado. Em segundo lugar, com 35,5%, ficou o actual presidente Borís Tadic, o homem em quem a União Europeia assenta todas as suas esperanças para a estabilidade nos Balcãs.

PUB

«Quero unificar a Sérvia e levar o país para o melhor caminho. A Sérvia entendeu a minha vontade de mudança», disse Nikolic aos seus seguidores na hora de celebrar a vitória, enquanto o seu opositor tentou ser mais optimista: «Não desistiremos do nosso objectivo: uma melhor vida na Europa. Queremos conquistar a Europa com os nossos músicos, os nossos cientistas (...). Não vou permitir que o presidente da Sérvia seja Nikolic»

PUB

Relacionados

Últimas