Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sérvia escolhe presidente pró ou contra UE

Relacionados

Boris Tadic e Tomislav Nikolic vão este domingo às urnas

A Sérvia tem hoje uma eleição presidencial decisiva para o seu futuro, que opõe um candidato favorável à UE a um ultranacionalista antes de perder o Kosovo, província que está na origem da história e da cultura sérvia, refere a Lusa.

O presidente pró-União Europeia, Boris Tadic, que disputa um segundo mandato, e o ultranacionalista Tomislav Nikolic, 55 anos, estão ombro a ombro nas sondagens face a outros sete candidatos, situação que pode obrigar a uma segunda volta, a 03 de Fevereiro.

PUB

Kosovo: coligação pró-independência no poder

Sérvia admite renunciar à UE por causa do Kosovo

Na Sérvia, o poder do chefe de Estado é relativamente limitado, mas a imagem que dá do seu país para o exterior tem o valor de um símbolo.

Os Estados Unidos e a União Europeia querem a reeleição de Tadic, por considerarem que é o mais capaz de resistir a um provável crescendo do nacionalismo na Sérvia quando os líderes albaneses do Kosovo proclamarem a independência à qual Belgrado se opõe ferozmente, fortemente apoiada pela Rússia.

Em Sófia, onde efectuou uma visita de dois dias, o presidente russo, Vladimir Putin, renovou o seu apoio e chegou mesmo a levantar a voz para dizer que uma proclamação unilateral da independência dos líderes kosovares seria «ilegal e imoral».

PUB

Relacionados

Últimas