Já fez LIKE no TVI Notícias?

Impasse no Kosovo

Relacionados

Conselho de Segurança da ONU está num impasse devido às posições «irreconciliáveis» de sérvios e albaneses

O Conselho de Segurança da ONU, que esta quarta-feira se reuniu para decidir sobre o futuro estatuto do Kosovo, está num impasse devido às posições «irreconciliáveis» de sérvios e albaneses, anunciou o embaixador belga, pelo Grupo Ocidental, escreve a Lusa.

Falando a jornalistas no termo da reunião, o embaixador Johann Verbeke confirmou que, ouvidos os responsáveis sérvios e albaneses kosovares no Conselho de Segurança, «uma solução negociada para este contencioso está definitivamente posta de lado».

PUB

Johann Verbeke precisou que, face à impossibilidade de os representantes do colectivo de 15 países com assento naquele órgão encontrarem uma saída, «a questão fundamental é a da soberania» do Kosovo.

O primeiro-ministro sérvio, Vojislav Kostunica, que preconiza uma autonomia para a província meridional, e o Presidente do Kosovo, intransigente com a reivindicação da independência, tomaram parte nos trabalhos, centrados na análise do relatório da troika - Estados Unidos, Rússia e União Europeia (UE) - de mediadores no processo, entre Agosto e o passado dia 10.

Moscovo - com direito a veto no Conselho de Segurança da ONU - apoia Belgrado e os Estados Unidos secundam Pristina. Na UE ainda persistem divisões entre Estados-membros.

PUB

Relacionados

Últimas