Já fez LIKE no TVI Notícias?

Síria: Conselho de Segurança reúne-se de urgência

Relacionados

Violência matou mais de cem pessoas só no domingo

O Conselho de Segurança da ONU vai reunir-se de urgência esta segunda-feira, à porta fechada, para analisar a situação na Síria, um dia depois de mais de cem pessoas terem morrido devido à violência neste país.

A reunião, pedida pela Itália e pela Alemanha, está marcada para as 22h00 de Lisboa.

PUB

O Reino Unido já afastou a possibilidade de se realizar qualquer intervenção no país.

A Rússia e a China opuseram-se em ocasiões anteriores a qualquer condenação da Síria no Conselho de Segurança.

Portugal apoia reunião

O Governo português condenou a «violenta repressão» sobre a população civil na Síria e manifestou o apoio à realização de consultas urgentes no Conselho de Segurança da ONU para analisar a situação.

«O Governo português condena firmemente a violenta repressão exercida pelas forças de segurança sírias sobre a população civil ocorrida nos últimos dias, em particular na cidade de Hama, e das quais resultou um elevado número de vítimas», refere um comunicado distribuído esta tarde pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Nesta perspectiva, acrescenta o documento, «Portugal apoiou a realização urgente de consultas no âmbito do Conselho de Segurança das Nações Unidas para analisar a situação».

O Governo emite ainda um apelo às autoridades sírias «para que cesse o uso da violência sobre a população civil» e «reitera que apenas uma transição democrática, assente em reformas políticas efectivas e num diálogo alargado com a oposição, permitirá garantir a necessária estabilidade do país e da região».

PUB

Relacionados

Últimas