Já fez LIKE no TVI Notícias?

EUA pedem libertação de Benazir Bhutto

Relacionados

Ao mesmo tempo, Paquistão anunciava o levantamento das restrições

Os Estados Unidos exortaram esta sexta-feira o Paquistão a restituir a liberdade de movimentos à ex-primeira ministra Benazir Bhutto, confinada à sua residência em Islamabad no quadro do estado de emergência decretado pelo presidente Perez Musharraf.

Este pedido praticamente coincidiu com o anúncio do governo de Islamabad de que vai levantar as restrições de circulação impostas à ex-primeira-ministra paquistanesa Benazir Bhutto.

PUB

«Trata-se de uma ordem temporária de residência fixa para a impedir de se expor a ameaças graves de atentado suicida e a ordem será levantada», afirmou o vice-ministro da Informação, Tariq Azim.

Segundo o governo paquistanês, o presidente da câmara de Rawalpindi teve informações de que bombistas suicidas se preparavam para atacar os apoiantes de Bhutto durante a manifestação.

Quase na mesma altura, o porta-voz da Casa Branca para a Segurança Nacional, Gordon Johndroe, exigia que «a antiga primeira-ministra Bhutto e outros membros do seu partido fossem autorizados a circular livremente e todos os manifestantes [detidos] libertados».

«Continuamos preocupados com o estado de emergência em vigor e a redução das liberdades fundamentais e exortamos as autoridades paquistanesas a reporem imediatamente o Estado de direito e o funcionamento democrático», acrescentou.

PUB

Relacionados

Últimas