Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Bispo dos pobres» presidente do Paraguai

Relacionados

Fernando Lugo, que lidera coligação de esquerda, dado como vencedor

A coligação de esquerda liderada pelo antigo bispo Fernando Lugo é dada como vencedora das presidenciais deste domingo no Paraguai, de acordo com as primeiras sondagens à boca das urnas, noticia a agência Lusa.

Lugo terá vencido com 43 por cento dos votos, contra 37 por cento para a conservadora Blanca Ovelar, do Partido Colorado, no poder desde 1947, sugundo uma sondagem ABC/radio Nanduti.

PUB

Outra sondagem Última Hora/Coin/Telefuturo atribui à coligação de Lugo 40,1 por cento e à senhora Ovelar 37,2 por cento.

Em terceiro lugar ficou o general na reforma Lino Oviedo, com 16 por cento para ABC/radio Nanduti e com 16,9 por cento para a Última Hora/Coin/Telefuturo.

Os partidários de Lugo já estão a celebrar a vitória com fogos de artifício nas ruas de Assunção.

O ex-presidente colombiano Andres Pastrana, chefe de uma missão internacional de observadores, salientou que a participação de votantes rondou os 70 por cento, percentagem corroborada pela Comissão Eleitoral.

No entanto, há denúncias de compra de bilhetes de identidade e subornos para captar votos, vindas da organização não-governamental Transparency International.

Os 2.861.940 cidadãos recenseados votaram numa única volta e para um mandato de cinco anos o Presidente da República, o vice-presidente, senadores, deputados e governadores dos departamentos.

Fernando Lugo, conhecido como «o bispo dos pobres», renunciou à carreira eclesiástica em 2006.

Sendo confirmada a vitória de Lugo, o mercado comum regional Mercosul - Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, mais os associados Chile, Bolívia e Venezuela, em vias de integração - passará a estar formado unicamente por governos de esquerda.

PUB

Relacionados

Últimas