Já fez LIKE no TVI Notícias?

Guantanamo: seis prisioneiros transferidos

Relacionados

Quatro foram para o Iraque, um para a Argélia e um para o Afeganistão

O Departamento da Defesa norte-americano transferiu seis prisioneiros de Guantanamo, quatro para o Iraque, um para a Argélia e um para o Afeganistão, anunciou sábado o Pentágono em comunicado.

«Estes prisioneiros foram declarados susceptíveis de partir após um completo processo de revisão» das suas situações, revelou o Pentágono, precisando que «cerca de 60 prisioneiros estão autorizados a ser transferidos ou libertados».

PUB

«A partida destes prisioneiros é objecto de negociações entre os Estados Unidos e outros países», acrescentou.

«Esta transferência demonstra que os Estados Unidos não desejam reter os prisioneiros mais tempo do que o necessário», garantiu o Pentágono.

Segundo o departamento da Defesa norte-americano, «mais de 525 prisioneiros deixaram Guantanamo para outros países» desde 2002.

«Há actualmente cerca de 245 prisioneiros» na prisão de Guantanamo, constatou o departamento de Defesa, sublinhando que o estabelecimento prisional em Cuba chegou a acolher cerca de 800 detidos.

O presidente eleito norte-americano, Barack Obama, que deve tomar posse terça-feira, anunciou que vai fechar a prisão de Guantanamo.

No entanto, ainda não explicou como o vai fazer.

PUB

Relacionados

Últimas