Já fez LIKE no TVI Notícias?

Egipto: presidente da UE apela ao fim da violência

Relacionados

Herman Van Rompuy diz que se deve evitar «derramamento de sangue»

O Presidente da União Europeia, Herman Van Rompuy, apelou este sábado ao «fim da violência para evitar o derramamento de sangue» no Egito, onde desde quarta-feira há manifestações na rua contra o Governo, escreve a Lusa.

«Apelo ao fim da violência para parar o derramamento de sangue, à libertação dos que foram detidos ou estão em prisão domiciliária por razões políticas, e ao compromisso das personalidades políticas para porem em marcha o necessário processo de reforma», lê-se no comunicado.

PUB

Herman Van Rompuy afirma ainda «esperar sinceramente que as promessas de abertura do presidente Mubarak se traduzam em acções concretas».

Abbas solidário com Mubarak

O presidente da Autoridade Nacional Palestiniana, Mahmud Abbas, telefonou este sábado ao chefe de Estado egípcio, Hosni Mubarak, para lhe demonstrar a sua «solidariedade» e a sua esperança de que o país ultrapasse a contestação sem precedentes iniciada na terça-feira.

«O presidente Mahmud Abbas telefonou ao presidente egípcio e afirmou a sua solidariedade para com o Egito e o seu compromisso com a segurança e a estabilidade», é afirmado num comunicado do gabinete de Abbas.

O Egito, que faz fronteira com a Faixa de Gaza, desempenhou um papel importante nas conversações de paz entre israelitas e palestinianos e tentou também conseguir a reconciliação entre a Fatah, do presidente Abbas, e o movimento islâmico Hamas, que controla a faixa de Gaza.

12 mortos na fronteira

Pelo menos doze pessoas morreram numa troca de tiros entre beduínos e forças de segurança egípcias na península do Sinai, próxima da fronteira do Egito com a Faixa de Gaza.

Segundo a agência noticiosa israelita Ynetnews, citada pela AFP, os confrontos aconteceram esta manhã no norte do Sinai quando um grupo de beduínos armados atacou a guarda fronteiriça em Rafah.

Os atacantes queimaram os edifícios do Governo no entroncamento de Rafah e também na localidade de El Arish, mais a sul.

PUB

Relacionados

Últimas