Já fez LIKE no TVI Notícias?

Quioto: saída do Canadá desvalorizada

Relacionados

Ministra lembra que será o Protocolo de Durban a vigorar a partir de 2015

A ministra do Ambiente desdramatizou a retirada do Canadá do Protocolo de Quioto, sublinhando que a partir de 2015 vigorará o Protocolo de Durban, que será vinculativo e adoptado por todos os países.

«A lógica aqui é que só Quioto não chega, é preciso muito mais, a ambição tem de ser maior. A Europa liderou nessa matéria e creio que podemos estar confiantes que o futuro se vai fazer já agora, com todos a contribuir para a redução das emissões», disse Assunção Cristas, citada pela Lusa.

PUB

A governante lembrou que o Protocolo de Quioto «deixa de fora» os países mais poluentes, os que mais emissões produzem actualmente, casos dos Estados Unidos da América, da China ou da Índia.

«A verdade é que conseguimos em Durban ter, pela primeira vez, o compromisso de todas as nações para um instrumento vinculativo a ser preparado a partir de agora e a ser adoptado em 2015. E nessa altura todos estarão, nomeadamente o Canadá, o Japão e a Rússia, que foram os países que se manifestaram indisponíveis para continuar só com Quioto», acrescentou.

PUB

Relacionados

Últimas