Já fez LIKE no TVI Notícias?

Rússia: polícia de choque bloqueia praças

Relacionados

Pouco depois de começarem a ser divulgados os primeiros resultados das eleições

A polícia de choque russa (OMON) bloqueou hoje à noite as principais praças do centro da capital russa pouco depois de começarem a ser divulgados os primeiros resultados das eleições parlamentares, receando manifestações da oposição.

Pouco depois das 21 horas em Moscovo (18:00 TMG), hora em que fecharam as últimas urnas na Rússia e em que foram anunciados os primeiros resultados das eleições parlamentares, agentes da OMON bloquearam as praças onde a oposição realiza os seus tradicionais comícios e manifestações de protesto contra a política do presidente Putin.

PUB

Com a ajuda de camiões e autocarros, a polícia cercou as praças Manejnaia, Teatralnaia, Puchkinskaia e Lubianka.

Guennadi Ziuganov, dirigente do Partido Comunista, que poderá conquistar cerca de 11 por cento dos votos, já anunciou manifestações de protesto para segunda-feira em Moscovo, contra o que considera «resultados empurrados para encaixar num esquema predeterminado, que não corresponde às disposições da opinião pública, nem à realidade no país».

«Quero chamar a atenção do poder: parem, estão pura e simplesmente a violar o país», preveniu o dirigente comunista.

Nikita Belikh, dirigente da União das Forças de Direita, partido liberal que não foi além do 1,3 por cento dos votos, anunciou também que vai recorrer aos tribunais para contestar os resultados das eleições de hoje.

«Estas foram as eleições mais sujas da História da Rússia, onde se realizaram violações da lei eleitoral sem precedentes», considerou Belikh.

PUB

Relacionados

Últimas