Já fez LIKE no TVI Notícias?

Diabetes e depressão vão aumentar na Europa

Relacionados

Gestão destas doenças crónicas ser assumida como «uma prioridade» das políticas de saúde na Europa

As doenças complexas como a diabetes e a depressão vão colocar, no futuro, um «ainda maior peso na saúde», devendo a gestão das doenças crónicas ser assumida como «uma prioridade» das políticas de saúde na Europa, noticia a Lusa.

Esta é a principal conclusão do estudo «A Gestão da Doença Crónica na Europa», integrado numa investigação sobre o financiamento dos sistemas de saúde na Europa, que foi levada a cabo pela Iniciativa para o Financiamento Sustentável da Saúde na Europa (IFSSE), sob auspícios da Presidência Checa da União Europeia.

PUB

O estudo, que hoje será divulgado em Praga, numa cerimónia que contará com a presença do secretário de Estado da Saúde, Fernando Ramos, e do presidente do Infarmed, Vasco Maria, lembra que as doenças e condições crónicas são a «principal causa de mortalidade e morbilidade na Europa», contribuindo para «86 por cento do total das mortes prematuras».

Sugerindo que a diabetes e a depressão irão «impor, no futuro, um ainda maior peso na saúde», o relatório, da autoria do investigador alemão Reinhard Busse, da Universidade de Tecnologia de Berlim, salienta a necessidade de os decisores políticos europeus estabelecerem a doença crónica «como uma prioridade» e «escolherem as estratégias certas».

O relatório realça cinco dimensões da gestão da doença crónica onde os responsáveis deverão sobretudo actuar: Inovação farmacêutica e clínica, incentivos financeiros, coordenação, tecnologias de informação e comunicação e avaliação.

PUB

Relacionados

Últimas