Já fez LIKE no TVI Notícias?

Aberto caminho para tratamentos personalizados

Relacionados

Possibilidade surge após descodificação do genoma de um só indivíduo

A descodificação do genoma completo de um só indivíduo abre caminho para perceber como tratar a mesma doença em pessoas diferentes, segundo explicou à Lusa o geneticista português Carolino Monteiro.

A última edição da revista científica PLoS Biology publica um artigo com os resultados da investigação liderada pelo Craig Venter Institute, nos Estados Unidos da América, na qual se decifrou pela primeira vez o genoma completo de uma só pessoa.

PUB

Para Carolino Monteiro, uma das aplicações práticas da descoberta é possibilitar o uso de estratégias de tratamento diferentes em pessoas com a mesma doença.

«É importante numa atitude terapêutica de como tratar a mesma doença em pessoas diferentes», disse o especialista, exemplificando que, para uma mesma patologia poderão ser usados medicamentos diferentes ou diversas dosagens do mesmo medicamento.

A descoberta poderá permitir ainda compreender como é que em determinado ambiente reagimos de determinada forma.

«Trata-se de percebermos como é a ligação entre o nosso genoma e a resposta ao ambiente em que estamos inseridos», sintetizou Carolino Monteiro, exemplificando que as mulheres chinesas que vão para os Estados Unidos têm uma incidência completamente distinta de cancro da mama.

«O trabalho abre ainda caminho a percebermos como recebemos as variações [dos genes] e qual o impacto que essa variação tem. E permite tentar compreender qual a consequência de herdarmos uma variação de um dos nossos pais que, combinada com a que recebemos do outro progenitor, dá uma combinação que modifica aquilo que era esperado», adiantou.

PUB

Relacionados

Últimas