Já fez LIKE no TVI Notícias?

Alemanha, Reino Unido e Turquia suspendem uso do Airbus A400

Relacionados

Departamentos da Defesa dos dois países querem saber os resultados da investigação do primeiro acidente mortal com uma destas aeronaves, que aconteceu ontem em Sevilha

A Alemanha, o Reino Unido e a Turquia suspenderam temporariamente a operação dos aviões militares de carga Airbus A400M, até serem conhecidos os resultados da investigação do primeiro acidente mortal com uma destas aeronaves, no sábado, em Sevilha.

A Alemanha dispõem apenas de uma destas aeronaves.

PUB

"Depois da queda do A400M, perto de Sevilha, decidiu-se no sábado suspender, até nova ordem, os voos de treino do único A400M alemão da força aérea alemã", disse um assessor de imprensa das forças armadas alemãs à agência de notícias France Presse.

A força aérea britânica tem dois aviões de transporte militar A400M, o primeiro dos quais foi entregue em novembro passado, e encomendou um total de 22 aeronaves, que espera receber nos próximos anos.

"As operações dos aviões britânicos A400M estarão interrompidas durante a investigação sobre o acidente em Sevilha. Os nossos pensamentos estão com as famílias e amigos daqueles que estiveram envolvidos no acidente", disse um porta-voz da Defesa.

Por sua vez, o exército francês vai continuar a usar a sua frota de Airbus A400M, dizendo "não ter elementos nesta fase" que justifiquem a suspensão, disse hoje um porta-voz militar, um dia depois do acidente mortal em Espanha.

"Nós não temos elementos que nos levem a suspender a nossa frota A400", disse à agência de notícias o chefe dos serviços de imprensa da força aérea francesa (SIRPA Air), o coronel Jean-Pascal Breton.

A França vai assim manter os voos da sua frota destes aviões de carga militares, ao contrário da Alemanha e Reino Unido, que decidiram suspender as operações das suas aeronaves deste modelo, a primeira "até nova ordem em contrário" e o segundo "por uma questão de precaução" na sequência do acidente que vitimou quatro pessoas no sábado em Sevilha.

PUB

Relacionados

Últimas