Já fez LIKE no TVI Notícias?

«O nosso rebanho é maior que o do Papa»

Relacionados

A directora do Instituto Nacional de Luta contra o Sida de Angola respondeu às declarações do Papa quanto ao uso do preservativo

Na sequência das declarações do Papa Bento VXI, que afirmou que «os preservativos não são a solução para a Sida», a directora do Instituto Nacional de Luta contra o Sida de Angola, Dulcelina Serrano, respondeu declarando que o «rebanho» da instituição que dirige «é maior que o do Papa», noticia a Lusa.

Papa: «Preservativos não são solução para a sida»

PUB

Dulcelina Serrano reconhece que o preservativo não é a «solução» ideal para combater a sida, mas é o «caminho encontrado».

«O nosso rebanho é maior que o do Papa. Estende-se para lá do rebanho do Papa, dos que não aderem aos ensinamentos da Igreja e a esses também temos que oferecer alternativas e uma delas passa pelo conselho para a utilização do preservativo», declarou.

Tendo em mente que «que o preservativo por si só não é a solução, mas sim uma alternativa» afirma que é necessário reconhecer que em África «a poligamia é um facto» e, por isso, «as alternativas também podem ser a solução».

Na tentativa de reduzir o número de casos no país continuam a ser realizadas campanhas de sensibilização, para além do uso do preservativo, onde é promovido o tratamento para levantar a auto-estima, a solidariedade, a fidelidade e a abstinência.

«O amor ao próximo, a adopção de comportamentos como a fidelidade e a abstinência também jogam um papel importante na redução de novas infecções», recordando que, em Angola, foram registados, entre Janeiro e Outubro de 2008, um total de 48.049 casos, que representam 23 por cento dos casos estimados que o país tem.

PUB

Relacionados

Últimas