Já fez LIKE no TVI Notícias?

Piratas fazem ultimato, 16 tripulantes em risco

Relacionados

Familiares garantem que os sequestradores vão começar a matar se as negociações não começarem em 72 horas

Os sequestradores do rebocador italiano Buccaneer, assaltado por piratas a 11 de Abril no Golfo de Aden, ameaçaram matar os seus 16 tripulantes se as negociações não começarem dentro de 72 horas, revelou esta sexta-feira a imprensa local, citada pela Lusa.

O ultimato, citado pela imprensa, foi referido pelos familiares de Vincenzo Montella e Giovanni Vollaro, dois dos retidos italianos com quem foi possível o contacto.

PUB

Todavia, num comunicado de imprensa divulgado pouco depois de se conhecer esta notícia, o Ministério italiano dos Negócios Estrangeiros precisa que nem o armador do navio nem a Embaixada de Itália na Somália comunicaram que os sequestradores se tenham expressado «nesses termos», negando, por isso, qualquer ultimato.

Segundo os familiares, Montella e Vollaro telefonaram quinta-feira à tarde e falaram com os pais, a quem disseram que os sequestradores lhes deram um prazo de 72 horas a partir desta sexta-feira para iniciarem uma negociação com vista à sua libertação. Caso contrário, asseguram as famílias dos sequestrados, começarão a matar os 16 marinheiros.

Os familiares dos dois italianos pedem ao governo e ao seu primeiro-ministro, Silvio Berlusconi, «que dêem todos os passos possíveis» para conseguir a libertação dos sequestrados.

O barco sequestrado, que navegava de Singapura para o Canal de Suez, pertence à empresa Micoperi, de Ravena (Itália) e foi assaltado a 60 milhas do Golfo de Aden, entre a Somália e o Iémen.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros italiano pediu discrição sobre o assunto aos meios de comunicação e até agora forneceu poucas indicações sobre o estado actual do sequestro.

Quarta-feira, o chefe da diplomacia italiana, Franco Frattini, informou os deputados e explicou que o governo está em contacto com as autoridades da Somália para abrir «canais de comunicação» com os sequestradores.

PUB

Relacionados

Últimas