Já fez LIKE no TVI Notícias?

Popularidade de Berlusconi cai a mínimo histórico

Relacionados

O primeiro-ministro italiano só recebe 41 por cento de popularidade segundo uma sondagem. Corrupção e crise ditam a queda

A popularidade de Sílvio Berlusconi, primeiro-ministro italiano, parece não resistir às divisões no Governo, à corrupção no meio político e à crise. Berlusconi fica-se por uns (ainda) 41 por cento de popularidade.

A sondagem, que vem esta terça-feira publicada no jornal italiano, La Repubblica, conclui que a confiança dos italianos no seu primeiro-ministro caiu três pontos no último mês, 12 em comparação com Maio de 2009.

PUB

Se há um ano 53 por cento dos italianos confiavam em Berlusconi, agora, 55 por cento dizem confiar pouco ou não confiar mesmo nada no primeiro-ministro.

Ainda assim, os italianos têm-no em melhor conta do que o Governo. Apenas 35 por cento acham que o Executivo desenvolve um bom trabalho e 62 por cento dão nota negativa.

Longe vão os tempos em que Berlusconi tinha 62 por cento de popularidade junto do eleitorado. Estávamos em Outubro de 2008. Daí em diante, tem vindo sempre a cair.

Só em Dezembro de 2009, quando sofreu a agressão, que lhe feriu a cara e teve que levar pontos, é que os italianos se solidarizaram com o primeiro-ministro e lá subiu três pontos na popularidade.

Em dois anos de Governo, Sílvio Berlusconi já perdeu 21 pontos percentuais. Mas, Berlusconi não é caso único de impopularidade em Itália.

A descrença nos políticos afecta os outros partidos políticos. Nenhum partido atinge mais de 40 por cento da popularidade. Os italianos não confiam no primeiro-ministro, mas também não encontram ninguém à altura do lugar. É a primeira vez que isso se vê em Itália, segundo dados do estudo.

PUB

Relacionados

Últimas