Já fez LIKE no TVI Notícias?

Tintas de cabelo podem afectar saúde

Relacionados

Substâncias utilizadas susceptíveis de causar irritações e alergias

Um comité científico alertou esta quinta-feira a Comissão Europeia que o uso de tintas para o cabelo se pode tornar um problema de saúde, devido à presença de substâncias potencialmente causadoras de irritações e alergias na pele, moticia a agência Lusa.

O Comité Científico para os Produtos de Consumo chama ainda a atenção para o facto de haver poucos dados sobre os potenciais efeitos adversos das tintas, cujo uso se generalizou nos últimos dez anos.

PUB

A conjugação destes dois factores, considera o comité, pode originar um problema de saúde para os consumidores.

Já em 2003, a Comissão Europeia promoveu a elaboração de uma lista de substâncias aprovadas para as tintas do cabelo, querendo agora estender a sua avaliação de modo a minimizar os riscos de alergia.

O comité científico analisou 46 substâncias presentes na tinta para o cabelo, identificando dez como extremamente irritantes para a pele, 13 como muito irritantes e quatro como moderadamente irritantes.

Dada a vulgarização do uso de tintas para o cabelo, a presença destas substâncias pode tornar-se num problema de saúde, nomeadamente numa alergia.

Segundo um estudo feito pelas autoridades dinamarquesas, 16 anos é a idade média para a primeira coloração do cabelo.

Dados do comité indicam que as tintas permanentes, as que contêm maior percentagem de químicos e que resistem às lavagens, são as mais vendidas no mercado, com 70 a 80 por cento de quota no sector.

Na sequência do alerta, a Comissão Europeia planeia elaborar uma lista de substâncias seguras.

O Comité Científico para os Produtos de Consumo é um dos três organismos independentes criados pela Comissão Europeia para dar aconselhamento nos sectores da defesa do consumidor, saúde pública e ambiente.

PUB

Relacionados

Últimas