Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ciclone atinge costa Sul do Bangladesh

Relacionados

«A força do vento nesta zona é de 220 a 240 quilómetros por hora»

Um poderoso ciclone, com rajadas de vento até 240 quilómetros, atingiu esta tarde a costa sul do Bangladesh, horas depois de dezenas de milhares de pessoas terem sido retiradas da zona por precaução, anunciou o director do centro meteorológico do país, escreve o Público.

O ciclone Sidr está a atingir as regiões costeiras do Bangladesh. O olho do ciclone está agora a atravessar a zona costeira entre os distritos de Khulna e Barishal», na fronteira com o estado indiano de Bengala ocidental, explicou Samarendra Karmakar.

PUB

O responsável adiantou que «a força do vento nesta zona é de 220 a 240 quilómetros por hora», acrescentando que os residentes nas zonas mais vulneráveis foram retirados por precaução, tendo sido transferidas para abrigos antes da chegada da «violenta tempestade».

Segundo o centro de avaliação de risco de tempestades tropicais, sediado em Londres, o ciclone Sidr atingiu as costas do Bangladesh na categoria 4 (superciclone, com ventos superiores a 217 quilómetros por hora), dirigindo-se para norte, numa rota que pode atingir a capital do país, Daca.

O ciclone entrou no Bangladesh atravessando a imensa reserva natural das Sunderbans, no delta do Ganges, composta por inúmeras ilhotas e que constitui uma fronteira natural entre a Índia e o Bangladesh. Centenas de milhares de famílias de pescadores residem nesta reserva, património da humanidade e habitat de espécies animais raras como os tigres de Bengala ou a tartaruga marinha.

Face à aproximação da tempestade no golfo de Bengala, o Sul do Bangladesh e a zona Leste da Índia foram colocadas em estado de alerta desde ontem. Só no distrito de Khulna, 250 mil pessoas foram levadas para os abrigos anti-furacão, tendo o Governo enviado reservas de alimentos e medicamentos.

Em Chittagong, segunda maior cidade do país e principal pólo económico, as autoridades encerram o porto e aeroporto, aconselhando os pescadores a afastarem-se das zonas costeiras. Também no estado indiano de Bengala ocidental, 50 mil pessoas foram retiradas para regiões mais abrigadas.

A costa Sul do Bangladesh é frequentemente atingida por tempestades tropicais, mas raramente ciclones desta intensidade chegam à região. No entanto, em 1970 dezenas de milhares de pessoas perderam a vida num poderoso ciclone e, já em 1991, milhares morreram nas cheias provocadas por devastadoras ondas.

PUB

Relacionados

Últimas