Já fez LIKE no TVI Notícias?

Durão discute direitos humanos na China

Relacionados

Presidente da Comissão Europeia também não vai fugir à questão do Tibete

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, vai discutir com o primeiro-ministro Wen Jiabao a repressão da China aos protestos no Tibete, durante a visita a Pequim esta semana, disse à Agência Lusa um diplomata europeu.

«É como ter uma vaca na sala de estar. Seria impossível Durão Barroso vir à China e não falar na questão tibetana», disse o diplomata, da representação da União Europeia (UE) na China, que pediu o anonimato por questões de protocolo.

PUB

Um comunicado da representação da UE em Pequim, que anuncia para os dias 24 e 25 de Abril a visita de Durão Barroso à China, diz também que no encontro com o primeiro-ministro chinês, «serão também discutidas as questões relacionadas com os direitos humanos e a liberdade de expressão».

«A Comissão Europeia (CE) sempre manteve um diálogo muito franco com a China sobre estes assuntos. Os recentes acontecimentos no Tibete são ainda mais uma razão para que se fale sobre eles», diz a nota de imprensa da UE.

Agenda com temas comerciais e ambientais

Para debater sobretudo temas comerciais e ambientais Barroso liderará uma equipa de nove comissários europeus na visita à China : Peter Mandelson, (Comércio), Benita Ferrero-Waldner (Relações Externas), Vladimir Spidla (Emprego e Assuntos Sociais), Janez Potocnik (Ciência e Investigação), Stavros Dimas (Ambiente), Andris Piebalgs (Energia), Louis Michel (Desenvolvimento e Ajuda Humanitária), László Kovács (Assuntos Fiscais e União Aduaneira) e Meglena Kuneva (Protecção do Consumidor).

PUB

Barroso e Wen vão também inaugurar um novo mecanismo de alto nível entre a UE e a China para discussão de temas comerciais e económicos, aprovado em Novembro de 2007 durante a 10ª Cimeira UE-China, à qual Portugal presidiu.

«Este mecanismo será uma nova ferramenta para resolver os problemas que as empresas europeias enfrentam quando se tentam estabelecer na China, em especial nos sectores do investimento, acessos ao mercado e protecção dos direitos de propriedade intelectual», refere a nota da delegação da EU na China.

Barroso e Wen Jiabao, segundo a CE, vão também dar início a um diálogo entre Bruxelas e Pequim para tratar de questões como o desenvolvimento sustentável e aquecimento global, uma vez que a China é já, segundo diversos estudos, o país do mundo que emite mais gases de efeitos estufa, causadores do aquecimento global.

PUB

Relacionados

Últimas