Já fez LIKE no TVI Notícias?

Colômbia tem cerca de 1,3 milhões de armas legais

Relacionados

E 70 por cento estão na posse de civis, revela estudo

A Colômbia tem cerca de 1,3 milhões de armas legais, das quais 70 por cento estão na posse de civis, revela um estudo esta segunda-feira divulgado, depois de na sexta-feira terem sido fundidos 18 mil espingardas e morteiros, escreve a Lusa.

De acordo com o estudo divulgado pela emissora Caracol Radio, na Colômbia há 1.219.850 armas registadas legalmente, das quais 70 por cento estão nas mãos de civis, o que está a preocupar as autoridades policiais, que alertam que 85 por cento dos crimes cometidos no país são com armas de fogo.

PUB

Segundo dados do Instituto de Medicinal Legal colombiano, citados pela mesma rádio, este ano já ocorreram 12.652 mortes violentas, das quais 9.950 com armas de fogo.

Um em cada 13 colombianos está armado, adiantou o subsecretário da Segurança da Câmara de Bogotá, Andrés Restrepo.

Na sexta-feira, cerca de 18 mil armas de antigos combatentes das Autodefesas Unidas da Colômbia foram fundidas na siderurgia nacional colombiana para serem construídas esculturas, cujas receitas de vendas, no país e no estrangeiro, reverterão a favor de programas de reinserção social dos militares e recuperação de vítimas.

As armas, sobretudo espingardas e morteiros, foram entregues pelos 31.671 militares desmobilizados na sequência de um proceso de paz com o Governo do presidente colombiano, Álvaro Uribe, entre meados de 2003 e Abril de 2006.

A Comissão Nacional de Reparação e Reconciliação vai agora abrir um concurso de projectos de obra de arte, que serão produzidas com quase 55 toneladas de metal.

Para avaliar os melhores projectos, será criada uma comissão de artistas e conservadores de arte colombianos.

PUB

Relacionados

Últimas