Já fez LIKE no TVI Notícias?

Forte sismo abalou Grécia

Relacionados

Abalo de magnitude de 6,5 graus na não causou vítimas nem danos materiais graves

Um forte abalo sísmico com magnitude de 6,5 graus na escala de Richter atingiu hoje de manhã o Peloponeso e foi sentido em toda a Grécia, sem causar vítimas ou danos materiais graves.

Este sismo, cujo epicentro se situou perto da aldeia de Leonídio, 150 quilómetros a sudeste de Atenas, foi classificado como «forte» pelo Instituto Geodinâmico do Observatório de Atenas, sublinhando que não causou vítimas graças à sua profundidade, mais de 70 quilómetros.

PUB

Inicialmente, os meios de comunicação social interromperam a sua programação para fazer reportagens sobre o sismo, que acordou muitos habitantes sobretudo em Atenas, no Peloponeso e na ilha de Creta.

No entanto, uma hora mais tarde, a polícia e as autoridades locais informaram que o sismo não causara vítimas ou estragos materiais graves.

O abalo telúrico, registado às 07:14 locais (05:14 em Lisboa), «passou a ter apenas interesse científico, o perigo já passou», referiu aos meios de comunicação social o director do Observatório de Atenas, Georges Stavrakakis.

«Devido à sua profundidade não houve vítimas ou estragos graves», sublinhou.

De acordo com a polícia de Leonídio, diversas pedras caíram sobre estradas próximas da aldeia, mas a circulação rodoviária continua normal.

Este sismo também foi sentido em todo o sul da Itália, mas os serviços de protecção civil italianos não registaram qualquer vítima ou danos materiais.

A Grécia é o país europeu onde a actividade sísmica é mais forte, com metade dos tremores de terra registados no continente.

O último forte sismo no país teve lugar em 07 de Setembro de 1999 e causou 143 mortos. O seu epicentro situou-se a 60 quilómetros a oeste de Atenas, no sopé do monte Parnaso, e a sua magnitude foi de 5,9 graus na escala de Richter.

PUB

Relacionados

Últimas