Já fez LIKE no TVI Notícias?

Tsunami, três anos depois

Relacionados

Mais de 226 mil pessoas perderam a vida naquela que foi uma das maiores tragédias naturais de sempre. Homenagem às vítimas na Tailândia e simulacro na Indonésia assinalam data. Ainda há quem não tenha tecto Recorde testemunho de um português

A 26 de Dezembro de 2004 o mundo acordou para testemunhar uma das maiores tragédias naturais de sempre. O mar entrou pela terra e levou mais 200 mil vidas em poucos minutos. O tsunami, provocado pelo maremoto de nove graus de magnitude na escala Richter, no norte de Sumatra chegou à costa Leste de África. Três anos depois, muitos dos sobreviventes aguardam ainda pelo fim do pesadelo.

As ondas gigantes atingiram vários países afastados do epicentro, como a Somália e o Quéniia. Mas as nações mais devastadas foram Indonésia, Sri Lanka, Índia e Tailândia. Nestes países, o dia de hoje é recordado com várias cerimónias.

PUB

O presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, assistiu hoje na província de Aceh a uma simulação de um tsunami, como o que causou a morte de 226.408 pessoas. A simulação foi transmitida pela televisão. O exercício aconteceu na área litorânea de Cilegon, na localidade de Banten, com a presença de autoridades e de membros do governo.

Centenas de jovens saíram às ruas de Banten assim que começaram a soar as sirenes de alarme. Muitos simularam ser vítimas e feridos, levados aos hospitais por ambulâncias.

A viver em abrigos

Três anos depois da tragédia, dezenas de ONGs ainda trabalham na reconstrução de Aceh, onde centenas de pessoas não têm lar e vivem em abrigos precários. A UNICEF construiu 100 novas escolas e 59 novos centros de saúde no sudeste asiático.

A UNICEF divulgou o relatório «Tsunami 2007», um documento que dá a conhecer os progressos alcançados desde a catástrofe de 26 de Dezembro de 2004. Incluindo uma análise dos fundos que foram recolhidos e gastos até a data, o relatório aponta ganhos significativos no campo da educação, em particular na área da construção de escolas nos oito países afectados pelo desastre natural.

De acordo com o documento, «desde 2004, mais de 104 milhões de euros foram gastos na educação, tendo sido concluída a construção de mais de 100 escolas» e estando actualmente em curso a construção de mais 254 estabelecimentos de ensino. Na área da saúde, o documento destaca a construção de 59 instalações de saúde, estando em curso a construção de mais 115.

O relatório «Tsunami 2007» refere também que na Índia, Indonésia, Malásia, Maldivas, Mianmar (antiga Birmânia), Sri Lanka e Tailândia foram restaurados «mais de 20.000 pontos de abastecimento de água», foram distribuídas redes mosquiteiras com insecticida, «que beneficiaram cerca de 3,5 milhões de pessoas», e foram realizadas campanhas de sensibilização e educação para a propagação do vírus da Sida que «abrangeram mais de 330.000 pessoas».

PUB

Relacionados

Últimas