Já fez LIKE no TVI Notícias?

Zimbabué: Bush ataca Mugabe

Presidente americano quer acabar com a repressão no país

O presidente dos EUA exigiu a Robert Mugabe o fim da repressão e a criação de um governo que represente a vontade popular resultante das eleições de Março último, diz a Lusa.

Num comunicado emitido em Lima, onde participa na cimeira da Associação de Cooperação Económica Ásia Pacífico (APEC), George W. Bush afirmou que, oito meses depois daquelas eleições, os zimbabueanos «continuam governados por um regime ilegítimo que continua a suprimir as vozes democráticas e os direitos humanos básicos».

PUB

Além de «políticas económicas desastrosas», que obrigaram metade da população a depender da assistência alimentar, agora o regime de Mugabe «ataca médicos e enfermeiros, nega aos seus cidadãos o acesso básico aos serviços sanitários» e «rouba fundos destinados a pacientes com Sida», adiantou Bush.

Tsvangirai com Jimmy Carter, Kofi Annan e Graça Machel

Também este sábado, o líder do Movimento para a Mudança Democrática (MDC) do Zimbabué, Morgan Tsvangirai, encontrou-se em Joanesburgo com uma delegação do grupo «Os Anciãos», à qual foi negada entrada no Zimbabué pelo Governo.

O grupo, constituído pelo ex-presidente americano Jimmy Carter, o antigo secretário-geral da ONU, Kofi Annan, e Graça Machel, mulher do antigo presidente sul-africano Nelson Mandela, pretendia deslocar-se ao Zimbabué para avaliar de perto a situação humanitária no país, mas as autoridades negaram-lhe vistos de entrada.

Quando anunciaram a intenção de visitar o Zimbabué, membros do executivo de Robert Mugabe comentaram que eles não seriam autorizados a entrar no país por «alguns deles serem apoiantes do MDC».

A porta-voz do grupo, Katy Cronin, confirmou aos jornalistas que o encontro com Tsvangirai decorreu esta manhã, mas escusou-se a revelar o que foi discutido.

PUB

Últimas