Já fez LIKE no TVI Notícias?

Contrafacção triplicou em Portugal

Relacionados

CDs e DVDs são os produtos mais pirateados e apreendidos

Um relatório da Comissão Europeia apresentado esta quinta-feira em Bruxelas revela que os casos de apreensão de produtos contrafeitos nas fronteiras portuguesas aumentaram mais de três vezes em 2008 em relação ao ano anterior.

Em 2007, as autoridades portuguesas detectaram 232 casos de mercadorias contrafeitas, número que aumentou para 807 (347 por cento de aumento) em 2008. Já o número correspondente de artigos pirateados passou de 495 mil para 507 mil, isto é, subiu 2,5 por cento.

PUB

Número de detecções aumentou também na UE

De acordo com o que noticia a agência Lusa, em termos totais, os 27 Estados-membros da União Europeia (UE) sofreram também um aumento de casos de contrafacção detectados. Detectaram 178 milhões de produtos ilegais em 2008, um aumento de mais do dobro do que no ano anterior em que foram detectados 79 milhões.

DVDs são dos produtos com maior taxa de progressão de apreensão

Os artigos mais pirateados são os CDs e DVDs, sendo que é a China a principal fonte de estes produtos que tentam entrar de forma ilegal na Europa. 70 milhões de CDs foram apreendidos pelo conjunto de 27 países, número de representa 44 por cento das mercadorias apanhadas. De seguida, aparecerem os cigarros, com 23 por cento e os vestuários e acessórios, como relógios e jóias, com 10 por cento

Quanto aos DVDs, estes apresentam das maiores taxas de progressão de apreensões. A sua apreensão aumentou em 2.600 por cento em 2008.

O aumento de detecções significa, segundo a Comissão Europeia, um «reforço acrescido da cooperação entre empresas e alfândegas, que permitiu a estas últimas apanhar mais facilmente os carregamentos suspeitos».

PUB

Relacionados

Últimas