Já fez LIKE no TVI Notícias?

Líbia: avião da NATO destrói míssil scud

Relacionados

A luta pelo poder ainda não está terminada

Um avião militar ao serviço da NATO destruiu um míssil scud disparado de Sirte, a cidade natal de Muammar Khadafi. Um contra-ataque que vem lembrar que o ditador ainda não desistiu, apesar de grande parte do território estar aparentemente sobre o domínio das forças rebeldes. Uma Líbia erguida parece apenas aguardar a queda de Khadafi para levar a revolução ao seu porto.

A informação de que um ataque com míssil estava em curso foi avançada pela cadeia televisiva noticiosa Al Jazeera, citando informações de um dos seus correspondentes. Um oficial da Defesa norte-americana, que pediu anonimato, veio entretanto confirmar à Reuters que o disparo foi efectuado por forças leais ao regime de Khadafi.

PUB

No início de Agosto, as forças do regime tinham já disparado um destes mísseis, que acabou por cair no deserto, sem causar vítimas.

A luta pelo poder não está ainda terminada e as forças do regime não se dão por vencidas, até porque a localização de Khadafi é ainda incerta. Há relatos de que poderá estar num hospital de Trípolí. Também os EUA já adiantaram que acreditam que o ditador ainda está na capital. Entretanto, Barack Obama declarou que irá manterá uma relação de amizade com o país durante o processo de transição, dando como certo que Khadafi não tem saída e deve render-se.

Os combates continuam e o cerco aos locais onde o regime ainda subsiste parece aumentar, com as informações de que mais distritos caíram às mãos dos rebeldes. A Praça Verde está agora sem a euforia das últimas 24 horas. Os rebeldes recolheram-se e temem agora os ataques de «snipers».

PUB

Segundo a Al Jazera foram encontrados dois corpos, sendo que um deles poderá ser de Khamis, um dos filhos de Khadafi. Segundo a Reuters, Khamis era um dos líderes da resistência que estaria ainda na rua a comandar os soldados do regime e que terá sucumbido em combate.

Um outro filho do ditador terá conseguido fugir da prisão domiciliária com a ajuda de apoiantes do regime.

As forças rebeldes já controlam a televisão estatal líbia, que está sem sinal e o aeroporto de Tripoli, noticia a agência Reuters. É mais um passo para o fim do regime de 42 anos de Khadafi e para o controlo de Trípoli, onde se registam ainda muitos confrontos.

A NATO receia que algumas forças do coronel estejam escondidas e possam atacar civis. De acordo com a CNN, as forças leais ao regime ainda controlam pelo menos três hospitais, uma zona militar e o hotel Rixos, onde vários jornalistas estão impedidos de sair.

Notícia actualizada às 23:10

PUB

Relacionados

Últimas