Já fez LIKE no TVI Notícias?

Líbia: Ban Ki-moon pede fim imediato do conflito

Relacionados

ONU está preparada para dar assistência aos rebeldes na Líbia na mudança de regime

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu esta segunda-feira às forças leais ao líder líbio Muammar Khadafi que abandonem «imediatamente» as armas e abram caminho para uma transição sem contratempos.

«É crucial agora que o conflito termine sem mais perdas de vidas humanas», disse o responsável, mostrando-se satisfeito com a garantia do presidente do Conselho Nacional de Transição (o órgão político dos rebelde) de que «tudo será feito para proteger o povo líbio e as instituições, e manter a lei e a ordem».

PUB

Ban Ki-moon disse ainda que a ONU está preparada para dar assistência aos rebeldes na Líbia na mudança de regime. Chegou «a hora de todos os líbios se centrarem na união nacional, na reconciliação e numa transição sem exclusões».

O secretário-geral da ONU afirmou ainda estar a preparar uma reunião, para o final desta semana, com representantes da União Africana, Liga Árabe e União Europeia para discutir a situação na Líbia. Um enviado especial da ONU vai viajar para Doha, no Qatar, para se encontrar com o presidente do Conselho Nacional de Transição.

PUB

Relacionados

Últimas