Já fez LIKE no TVI Notícias?

ONU, Google e Clooney juntos para «vigiar» o Sudão

Relacionados

Programa de vigilância pretende diminuir o risco de violência através de sistema «papparazi antigenocídeo»

A Google, a universidade de Harvard e a Organização Não Governamental do actor George Clooney vão juntar forças num projecto de vigilância e prevenção de uma possível guerra civil no Sudão, antes de um referendo crucial no próximo dia 9 de Janeiro que decide a independência da região sul do país.

Intitulado de «Satellite Sentinel Project», o programa tem o objectivo de servir de «sistema de alerta preococe» para potenciais violações dos direitos humanos com eventuais imagens de pequenas localidades bombardeadas ou incendiadas, movimentos massivos (como tropas, rebeliões ou fugas de cidadãos) ou qualquer outro sinal de violência, refere o «Le Monde».

PUB

«Queremos que os potenciais autores de genocídios e outro tipo de crimes de guerra saibam que os estamos a ver, que o mundo os observa», declarou o actor George Clooney, que participa no projecto através da ONG «Not On Our Watch».

Descrito como um «paparazzi anti-genocídio», o sistema monitoriza, através de satélites comerciais, toda a actividade entre o norte e o sul do país, que se podem ver politicamente separados depois do referendo de Janeiro.

De acordo com a «EFE», a recolha das Nações Unidas, através de um programa operacional de satélite, enquanto a iniciativa humanitária de Harvard se vai ocupar da parte da investigação e análise e a Google ocupa-se da publicação online numa plataforma a que todos poderão aceder.

O referendo de 9 de Janeiro reacendeu o medo de um novo conflito entre o norte e o sul do país.

A votação é o resultado de um tratado de paz, assinado em 2005, que pôs fim a 21 anos de conflito.

PUB

Relacionados

Últimas