Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Portugal tem de controlar Mugabe»

Relacionados

Opinião de Alfred Hoffman, que vai deixar de ser embaixador dos Estados Unidos em Portugal

A Cimeira UE-África pode ser um êxito se Portugal conseguir impedir o presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, de aproveitar a ocasião para se exibir, defendeu o embaixador dos Estados Unidos em Lisboa, Alfred Hoffman, citado pela agência Lusa.

«Como em muitas outras coisas, não podemos ter o bom sem o mau. O mau é que a cimeira pode dar a pessoas como Robert Mugabe um palco para se exibirem (¿) Mas, desde que Portugal consiga mantê-lo sob controlo e não lhe dê essa oportunidade, pode alcançar-se o bom, que é a Europa e África centrarem-se nas questões que vão contribuir para o desenvolvimento e a estabilização democrática de África», disse o embaixador em entrevista à Agência Lusa.

PUB

Alfred Hoffman, que cessa sábado as funções de embaixador em Lisboa, afirmou que os Estados Unidos «estão muito empenhados» em contribuir para o desenvolvimento e a estabilização democrática de África e dispostos a trabalhar com a União Europeia para esse fim.

«Esse é um dos grandes desafios e oportunidades do futuro: como é que os EUA e a UE podem desenvolver programas específicos para atingir esse objectivo», acrescentou.

Ainda a propósito da presidência portuguesa da UE, que coincidiu com a última parte do seu mandato de embaixador, Alfred Hoffman saudou a conclusão de um acordo sobre o Tratado Europeu pelo impacto positivo que vai ter na eficácia da União.

«Penso que a presidência portuguesa foi importante para o êxito futuro da União Europeia ao conseguir um acordo (¿) Os Estados Unidos apoiam totalmente o acordo em relação ao Tratado porque ele significa que toda a UE pode consolidar as suas diferenças e estabelecer uma nova base para a sua expansão económica», declarou.

PUB

Relacionados

Últimas