Já fez LIKE no TVI Notícias?

E.coli: descoberta a origem da epidemia

Relacionados

Rebentos vegetais produzidos na Alemanha são a causa

ACTUALIZADA ÀS 12h01

O presidente do centro de controlo de doenças alemão anunciou esta sexta-feira que rebentos vegetais produzidos localmente são a origem da epidemia causada pela bactéria E.coli, que matou 30 pessoas e afectou quase três mil.

PUB

O presidente do instituto Robert Koch, Reinhard Burger, disse, em conferência de imprensa, que apesar de ainda não haver resultados dos testes laboratoriais aos rebentos recolhidos numa quinta na Baixa Saxónia, a investigação epidemiológica produziu provas suficientes para concluir a origem.

«Foram os rebentos», disse, citado pela Reuters.

Estes vegetais são muito populares na Alemanha, sendo servidos em muitas saladas e até nas sanduíches.

«As pessoas que consumiram rebentos tiveram nove vezes mais probabilidade de sofrerem a diarreia hemorrágica do que os que não comeram», acrescentou, garantindo que «o surto não acabou».

Foram feitas «múltiplas» análises, nos campos e produtos de uma exploração agrícola biológica do norte da Alemanha, Gärtnerhof à Bienenbüttel, suspeita há vários dias, que permitiu identificar a origem da contaminação.

Milhares de análises realizadas a alfaces, pepinos e tomates deram resultado negativo e foi levantado a partir desta sexta-feira o alerta contra estes alimentos.

PUB

«Os nossos três institutos estão de acordo que já não existe razão para manter aquelas recomendações», declarou um dos dirigentes.

O alerta lançado a 25 de Maio contra as alfaces, os pepinos e os tomates crus devido à epidemia de E.coli causou prejuízos de centenas de milhões de euros aos agricultores europeus. A União Europeia propôs uma ajuda de 210 milhões de euros aos agricultores afectados.

Por outro lado, segundo Burger, parece que «a fonte de infecção já não está activa» e «baixou o número de novos doentes».

PUB

Relacionados

Últimas